Avalie os prós e contras do uso em classe de programas de animação, como o Scratch, criado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts
O Scratch é um programa gratuito, voltado para crianças e jovens, que permite a criação de animações. Criado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o “criador de animações” tem entusiasmado professores no mundo inteiro e já tem uma versão disponível em português. Segundo Mitchel Resnik, diretor do MIT e um dos criadores do Scratch, a sociedade moderna exige que os alunos pensem, cada vez mais, criativamente. Mitchel defende a ideia de que seu programa ajudaria crianças e professores a repensar a educação, tendo em vista a necessidade criativa alimentada pela difusão de novas tecnologias.
O criador de animações tem uma linguagem simples que, como dito no site oficial do programa, se assemelha ao Lego. A interface do Scratch é, realmente, muito intuitiva. Existem pequenas barras que tratam dos movimentos, sons e interfaces. Essas barras, conectadas entre si, fazem com que um objeto se mova. O programa tem linguagem lúdica que não necessita de nenhum conhecimento prévio de programação.
O site oficial do programa (http://scratch.mit.edu) oferece, além do download gratuito, um verdadeiro ambiente de troca de ideias e projetos. O usuário que faz um cadastro no site tem a possibilidade de inserir em uma galeria virtual as animações que sua classe produziu. As criações não se limitam a animações, mas podem ser, também, pequenos jogos. Além disso, os criadores do programa têm um cuidado especial com os educadores interessados em fazer uso dessa tecnologia. Para eles, criaram fóruns de discussão no site, inclusive em português.
Um comentário:
Que legal! adorei,porque não há nada impossível, porque os sonhos de ontem são as esperanças de hoje e podem converter-se em realidade amanhã. Ajudar os nossos alunos e acreditar em nos mesmos.
abraços.
Postar um comentário