19/11/2009

Movie Maker: produção de cinema em sala de aula!


Quem não se lembra da célebre frase atribuída a Glauber Rocha: “uma câmera na mão e uma idéia na cabeça”? Agora com uma câmera digital, Windows Movie Maker e um computador tudo isto é muito mais fácil. Mas não basta ter apenas boas idéias. Ela precisam ser pensadas e organizadas. Para montar um filme é necessário um certo grau de abstração, o que é natural em estudantes.
Em sala de aula, o software de edição de vídeo da Microsoft, Windows Movie Maker, cria diversas opções pedagógicas interdisciplinares. Dramatizar situações históricas e registrar processos de pesquisa, podendo inclusive passar pelo ato de contar a própria vida são alguns dos exemplos de sua utilização.
O software é tão fácil de usar que seu processo de manipulação é praticamente intuitivo. Incluído entre as ferramentas gratuitas do Windows, a interface de usuário é baseada em tarefas e assistentes que ajudam a publicar, capturar e editar vídeos.
O processo de desenvolvimento é, por si só, estimulante e lúdico aos alunos, que se envolvem com as produções ao mesmo tempo em que aprendem diferentes conteúdos.
Empolgado? Acesse o link :
e veja como fazer um filme você mesmo. Para assistir a um exemplo é necessário que você tenha o Windows Media Player. Boas produções!

Dicas imperdíveis:

Para transformar alunos e professores em diretores de cinema, siga as sugestões!
•Pense no roteiro de seu filminho. O que você pretende mostrar? Em qual ordem? Escreva e guarde em uma pasta em seu PC as fotos que irá usar.
•Escolha a trilha sonora mais adequada. Você pode também narrar sua produção, se desejar.
•Intertítulos ajudam a organizar melhor as informações. Não se esqueça de incluí-los em seu filme.
•Você poderá escolher entre vários efeitos de vídeo. Ele pode ficar até com jeitão de mais antigo, em preto-e-branco ou em sépia, por exemplo.

Nenhum comentário:

Colmeia: O melhor dos blogs