07/09/2010

8° Festival Internacional de Cinema Infantil


Hoje em dia é fundamental, diante do fato que as telas se multiplicam e que os modos de acesso às imagens mudam, iniciar as jovens gerações, que serão o público de amanhã, à magia das salas de cinema. É o objetivo principal, há vinte anos, do programa Collège au Cinéma, dirigido pele Centro Nacional francês da Cinematografia (CNC), propondo aos alunos, acompanhados de seus professores, de descobrir nas salas de cinema, toda a diversidade da criação cinematográfica.

É com muito prazer que, neste ano, podemos apresentar no Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), cinco filmes que fazem parte do programa Collège au Cinéma, emprestados pela Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, que dispõe de um catálogo importante de filmes franceses legendados em português disponibilizado por Culturesfrance. Estes filmes serão mostrados no âmbito do programa educativo do FICI: “A Tela na Sala de Aula”.

Essa parceria com o FICI possibilitará a circulação desses filmes em nove cidades brasileiras: Rio de Janeiro, Niterói, Brasília, São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Aracaju e poderá abranger milhares de escolas brasileiras, além de ONGs e Projetos Sociais por todo o país. Desde 2003, 500 mil alunos já participaram deste programa educativo do FICI.

“A Tela na Sala de Aula” colocará também à disposição dos professores o material pedagógico francês publicado pelo CNC e traduzido em português. Assim, os professores poderão trabalhar antes e depois das projeções com seus alunos.

Esperamos que essa iniciativa possa ajudar no melhor conhecimento da nossa cinematografia pelos mais jovens e que possa contribuir na consolidação dos laços entre a França e o Brasil na área da educação à imagem, tão importante para a formação e a construção do público de amanhã.

Yves Saint-Geours,


Confira a lista dos filmes disponíveis no site e maiores informações:

http://festivaldecinemainfantil.com.br/2010/index.php/a-tela-na-sala-de-aula/cnc

Nenhum comentário:

Colmeia: O melhor dos blogs