16/06/2010

Qual é o filme da sua vida? Bem-vindo ao Projeto Cinema na Educação


Olá, como vai? Tudo bem? Meu nome não é Johnny... é João Luís de Almeida Machado, sou educador e cinéfilo. Gosto de cinema desde que me conheço por gente e me lembro muito bem das primeiras visitas que fiz às salas de projeção, ainda muito criança, para assistir filmes e desenhos animados.

Uso filmes em sala de aula porque acredito realmente que esse maravilhoso recurso pode auxiliar muito o trabalho dos professores na apresentação e exposição de ideias, conceitos, fatos, teorias, personagens... E os resultados que obtidos são muito mais do que satisfatórios apenas, me permitem afirmar que os alunos apreciam muito essas atividades, conseguem ampliar seus conhecimentos, ficam aptos a melhor argumentação, adquirem uma noção de mundo mais ampla, adquirem vocabulário, entendem um pouco melhor a alma humana...

Penso que a experiência, melhorada com a leitura de muitos títulos, aperfeiçoada com novos filmes assistidos, ampliada com o contato através de palestras e oficinas sobre o tema para professores de diversos municípios e, principalmente, a partir dos encontros em que utilizei filmes em sala de aula com os meus alunos me permitem dizer que mais e mais educadores podem e devem usar o cinema na escola e mobilizar seus estudantes a aprender com a Sétima Arte.

Como começar? Que tal perguntando a si mesmo... Qual é o filme da sua vida? Eu tenho vários e, certamente com essa introdução, apresentei um pouco da história de minha vida, que (modestamente) acredito, poderia também ir para as telas do cinema... Assim como a sua, por que não? Quem sabe um dia...

João Luís de Almeida Machado Doutor em Educação pela PUC-SP; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP); Professor Universitário e Pesquisador; Autor do livro "Na Sala de Aula com a Sétima Arte – Aprendendo com o Cinema"
texto adaptado de : http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1554 acesso 16/06/10


Nenhum comentário:

Colmeia: O melhor dos blogs