19/04/2010
Criação de um roteiro: alguns passos importantes para sua produção
A aplicação de novas mídias na sala de aula tem crescido a cada dia. Levar o alunos a estarem motivados para aprender não é tarefa fácil, então porque não transformar nossos alunos em pequenos roteiristas, e com levá-los á aplicação dos conteúdos da disciplina. Segue então algumas dicas para a construção de um bom roteiro:
O storyline: Ele representa o resumo do filme em poucas frases. Com princípio, meio e fim. è importante visualizar a idéia geral da história antes de colocar no papel.
O argumento: Nessa etapa a idéia é desenvolvida, mostrando os personagens, o local onde estão, como a trama se desenrola. É como ler um texto curto, ágil e ainda sem detalhes de linguagem cinematográfica.
Roteiro literário: Nessa parte o argumento já tem que ser dividido em cenas; os diálogos já aparecem; e toda a ação, cenários e conflitos devem ser descritos e caracterizados pensando-se num filme, isto é, nessa etapa a história começa a ser adaptada para o meio a que se destina: a tela.
Roteiro técnico: é nessa hora que fazemos a decupagem, que até então para mim era apenas uma técnica de artesanato, do roteiro literário. Na decupagem são especificados os movimentos de câmera, seu enquadramento, o tempo de cada plano, os sons... Ou seja, tudo que é relevante ao ato da filmagem ou, no nosso caso, da animação. E ter a história na cabeça não é suficiente para conseguir fazer um bom roteiro técnico, pois essa etapa define a dinâmica do filme e saber fazer isso requer uma série de outras habilidades.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário